O Técnico Comercial é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.
Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks einventariando existências;
Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão;
Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;
Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional.